A ORQUESTRA

Conheça mais o projeto!

O Projeto Orquestra Maré do Amanhã


QUEM SOMOS

Dezesseis de janeiro de 1999, um carro azul com marcas de sangue é abandonado em uma rua próxima ao Complexo de Favelas da Maré. Os investigadores da DAS (Divisão Antissequestro), concluem, depois de alguns dias, que ali, naquela região, viveria o assassino do Maestro Armando Prazeres, que dirigia o veículo na véspera e havia sido sequestrado no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro.

O que ninguém poderia imaginar é que este episódio doloroso traria para a Maré um homem que mudaria a vida de crianças e adolescentes da região. Carlos Eduardo Prazeres, filho do maestro, decidiria começar ali um dos mais importantes projetos de transformação de vida através da música, inspirado no trabalho do pai.

A escolha da região foi a forma que Carlos Eduardo encontrou de virar a página dolorosa de sua vida. Onde interromperam o sonho de Armando Prazeres levar música às comunidades, Carlos Eduardo Prazeres o fez renascer.

Criado em agosto de 2010, o Projeto Orquestra Maré do Amanhã ensina música clássica a crianças e adolescentes de uma das mais violentas favelas do Rio de Janeiro.

 

O COMEÇO

Seu primeiro núcleo foi criado no Complexo da Maré, no CIEP Operário Vicente Mariano, preparando 26 crianças no ensino de teoria musical, violino, violoncelo e flauta.

Com apenas três meses de trabalho, as crianças apresentaram um resultado fantástico, realizando seis apresentações no final do ano de 2010. Nascia a Orquestra Maré do Amanhã, braço profissionalizante cujo diferencial é não ser apenas um projeto social, mas oferecer uma oportunidade real de mudança de vida para seus alunos, preparando cada um deles para o mercado de trabalho, enquanto evita que sejam arregimentados pelo tráfico de drogas.

 

 


Acima: a primeira turma do projeto (2010).

 

AJUDA DOS PATROCINADORES

Com a chegada da STATE GRID BRAZIL HOLDING em 2012, aumentamos o número de crianças atendidas de 40 para 320, abraçando a Maré de ponta a ponta, Norte a Sul, atingindo as 16 comunidades do Complexo.

Em seguida viriam o apoio da Assim Saúde e da Vivo/Telefônica, permitindo que o projeto se expandisse de forma a não deixar uma só criança matriculada em uma pré-escola sem antedimento.

Hoje, com o apoio destas e mais da Cielo, da TV Globo, da Technip da Ecoponte e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), musicalizamos cerca de 3.500 crianças, adolescentes e jovens, atendendo todos os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) da Maré.

 

METODOLOGIA

Estes EDIs desembocam em 02 escolas primárias, onde existem orquestras mirins Maré do Amanhã (Escola Primária Escritor Bartolomeu Campos de Queirós e Escola Primária Medalhista Lucas Saatkamp).

Estas, por sua vez, são direcionadas a uma escola de ensino fundamental, onde temos uma orquestra infanto-juvenil. Durante este processo, vamos identificando os talentos e vocações genuínas, que são convidados a integrar o braço profissionalizante do projeto: a Camerata Jovem Maré do Amanhã.

Nela, os alunos recebem bolsa auxílio no valor de um salário mínimo, bolsas de estudo em escolas particulares, aulas particulares de seus instrumentos e atendimento psicossocial.

Além disso, são capacitados como professores, tanto que o que aprendem repassam aos pequenos das orquestras mirins e dos EDIs, multiplicando o exemplo que receberam.

Ao longo destes oito anos mantivemos no coração o sonho de mudar o parâmetro de admiração destas crianças. Uma criança em uma comunidade busca o mesmo que qualquer criança: ser respeitada, ser reconhecida, obter respeito, status, além de ganhar dinheiro. Quem numa comunidade alcança este status facilmente? Nem precisamos dizer em quem os pequenos se espelhavam para atingir estes objetivos.

Começamos a mudar isso. Os pequenos hoje se espelham nos “tios”, que são respeitados na comunidade, têm status, estão sempre na televisão e já recebem por seu trabalho como professores.

Acima: o Spalla da orquestra, Pither Bazaga, trabalhando como monitor para os novos alunos (2018).


UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

É com dedicação e vontade de fazer a diferença interna e externamente que a OMA trilha um caminho de sucesso. A orquestra já marcou presença em alguns dos palcos mais prestigiados do Rio de Janeiro, entre eles o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meirelles e até mesmo o do Réveillon de Copacabana, onde nos apresentamos para mais de 2,5 milhões de pessoas.

 

Maré na Mídia

Buscando o contato direto com o povo, como é de nossos princípios mais fundamentais, já fomos noticiados pela imprensa em diversas ocasiões, fazendo parte da história de grandes programas da TV nacional como o “Encontro, com Fátima Bernardes”, Programa do Jô, Fantástico, Conversa com Bial, Domingão do Faustão e, inclusive, em duas novelas, “A força do Querer” e “O outro lado do Paraíso”.

Em todas essas participações, objetivamos sempre representar da melhor forma os jovens e crianças da Maré que tornam tão único esse projeto, mostrando que a diferença pode ser feita uma vez que oportunidades sejam oferecidas.

 

Música clássica e carnaval? Temos!

Como bons cariocas que somos, na essência, estivemos juntos em 2016 fazendo história na Sapucaí junto a experiente e multi-vitoriosa escola Beija Flor de Nilópolis. Na ocasião, pela primeira vez em todos os seus 72 anos de existência e graças a essa mistura que deu maravilhosamente certo, a bateria do grêmio levou o Estandarte de Ouro, o mais antigo e importante prêmio extra oficial do carnaval do Rio de Janeiro, sendo considerada a melhor naquele ano.

 

Desbravando o Brasil…

Ainda em 2016, realizamos uma turnê inesquecível pelo Nordeste, passando por escolas públicas de Natal, Recife, Maceió e Aracaju, certamente mostrando para aquelas crianças como a música pode transformar vidas.

E como não poderia faltar, também passamos pela maior cidade do país, São Paulo, onde tocamos com o ícone da MPB, Gilberto Gil, no evento “Google for Brasil 2018”, no Auditório do Ibirapuera.

 

… e o mundo!

A cada visto, uma nova oportunidade de levar nossa música a novos horizontes! Em 2015, nove de nossos alunos integraram a Orquestra Binacional Brasil X Venezuela no Festival Villa-Lobos, com o conceituado El Sistema, em Caracas. Além do intercâmbio artístico, tiveram a oportunidade de aprender com músicos experientes e, certamente, importar esse conhecimento para seus colegas que os aguardavam no Rio de Janeiro.

 Em 2017, em nossa segunda oportunidade internacional, fomos convidados a nos apresentarmos para o Papa Francisco no Vaticano! A surpresa aconteceu em pleno “Domingão do Faustão”, resultando não apenas na experiência em si, mas em uma pequena turnê pela Itália, lar de grandes compositores e instrumentistas da música erudita ao longo da história.

 

Réveillon com OMA + Anitta

Ao fim daquele ano, quando pensávamos já ter alcançado mais que o suficiente para 365 dias, surge o convite para nos apresentarmos junto com a cantora Anitta no mundialmente conhecido réveillon de Copacabana.

Após poucos dias de ensaio e preparação, fizemos 2018 começar com o pé direito para mais de 2,5 milhões de pessoas presencialmente e tantas outras que nos assistiram pela televisão. Um momento marcante na história de qualquer artista.

 

No cinema!

Em 2018, o documentário “Contramaré”, dirigido pelo jornalista Daniel Marenco, traduziu com perfeição nossa identidade. Resultado de meses de convivência e gravação, o trabalho, que mostra nosso dia a dia em nossa querida comunidade, foi eleito o Melhor Documentário no “São Paulo Film Festival”.

 

OMA no Rock in Rio

Em 2019 estivemos na primeira edição a contar com o Palco Favela, uma ideia que veio com o objetivo de incorporar as manifestações culturais das comunidades do Rio e toda a sua potência, enraizadas no cotidiano do carioca, ao já consagrado formato do RiR.

Em nossa apresentação mostramos toda a nossa versatilidade adaptando sucessos do rock mundial e nacional ao nosso estilo, mesclando ainda tudo isso com solos de guitarra executados por um de nossos alunos multi-instrumentistas. Teve música para todos os gostos!

ONDE ESTAMOS

Estamos presentes em 22 espaços do Complexo da Maré, atendendo a todas as crianças matriculadas em uma escola da região.

• Creche Menino Maluquinho
• Creche Vila Pinheiro
• Creche Tio Mário
• Creche Nova Holanda
• Creche Pescador Albano Rosa
• Creche Paulo Freire
• EDI Pescador Isidoro Duarte
• EDI Professora Kelita Faria de Paula
• EDI Professor Moacyr de Góes
• EDI Cremilda da Silva dos Santos
• EDI Professora Solange Conceição Tricarico
• EDI Cléia Santos de Oliveira
• EDI Maria Amélia Castro Silva Belfot
• EDI Azoilda Trindade
• EDI Medalhista Olímpico Luiz Felipe Marques Fonteles
• EDI Medalhista Olímpico Evandro Motta Marcondes Guerra
• EDI Medalhista Olímpico William Peixoto Arjona
• EDI Medalhista Olímpico Éder Francis Carbonera
• EDI Armando de Salles Oliveira
• EM Genival Pereira de Albuquerque

EM Escritor Bartolomeu Campos de Queiroz
EM Medalhista Olímpico Lucas Saatkamp

Rua da Proclamação 140 A

Bonsucesso

Rio de Janeiro

Tel: (55 21) 3104.5703